quinta-feira, 6 de março de 2014

Plantando por sementes

Como Plantar Sementes


Eu costumava comprar plantas já em vasinhos nas lojas de jardinagem para transplantar em casa. Sempre olhava as sementes, mas nunca comprava para plantar, preferia sempre a planta já desenvolvida, mas depois dasipoméias fiquei motivada para começar a cultivar a partir de sementes e descobri o quanto isso é gratificante. Fiz muitas tentativas e cometi vários erros por babagens, que fizeram com que algumas experiências fossem mal sucedidas, por isso criei esse post para falar um pouco sobre como plantar sementes da melhor forma possível e aumentar as chances de vê-las germinar, crescer e florir.
Antes de ir comprando as sementes não pense no que quer plantar, mas no que pode plantar dependendo da estação do ano e do local onde você vive. As ipoméias mesmo, que são quase uma praga na primavera e no verão, se forem plantadas no outono dificilmente vão germinar. Já o amor-perfeito e o miosotis devem ser plantados no começo do outono. As estações do ano determinam o ciclo de vida das plantas e por isso são elas que ditam o que plantar e quando plantar. Se você tiver dúvidas sobre qual a melhor época para plantar o que deseja veja nas próprias embalagens das sementes.
Depois de escolher o que plantar de acordo com a estação do ano e local onde vive, escolha a fase da lua ideal para o plantio. Isso vai depender do que você está plantando, mas faz diferença, acredite. Eu uso a regra mais simples: se for plantar qualquer espécie que cresce acima do solo (floresce e dá frutos) eu planto sempre na lua crescente ou na cheia (mas ainda prefiro a crescente). Se for plantar qualquer espécie que cresce abaixo do solo (tubérculos, raízes e bulbos) planto na lua minguante. Na lua nova eu normalmente não planto nem faço transplantes de nenhum tipo de planta. Eu costumo acompanhar as fases da lua e as estações do ano em um programa bem básico, mas com muitas informações. Caso você não tenha um programa ou aplicativo que mostre as fases da lua pode acompanhar por sites como mostrei no post Calendários para Jardineiros.
Depois de escolher o que plantar e a fase da lua adequada , escolha as sementes para o plantio. Normalmente encontramos duas marcas de sementes a TopSeed e Isla, mas você pode conseguir sementes de plantas  já adultas. Dependendo da planta você pode colher as sementes e plantá-las. Se for plantar sementes de frutos elas devem ser retiradas de frutos já bem maduros e colocadas em cima de uma folha de papel toalha para secarem bem antes do plantio. Se você tiver em casa frutas ou legumes já maduros demais, quase podres, separe as sementes para plantá-las depois. Basta secar e guardar em saquinhos.
Algumas das minhas muitas sementes com participação especial dos alissos roxos
Algumas das sementes de ipomoea purpurea que eu colhi das minhas próprias plantas
Organizador com algumas sementes. Ótimos para colocar sementes recolhidas de plantas ou frutos separadas em saquinhos
Para escolher o local do plantio primeiro lembre-se que dependendo do que você for plantar pode ser que o ideal é que isso seja feito já no local definitivo ou não. Raízes, bulbos e tubérculos devem ser plantados em local definitivo, se não for o caso você deve plantar primeiro em um local temporário para depois fazer o transplante. Eu costumo usar sementeiras mesmo ou vasos pequenos, do tamanho dos típicos vasinhos de violetas.
Micro sementeira
O substrato para o plantio vai depender da planta, vale olhar a própria embalagem das sementes que normalmente traz pelo menos alguma informação sobre o substrato mais adequado,  mas pra ser sincera eu uso o mesmo para todas (faça o que eu digo não faça o que eu faço). Eu gosto muito de usar o Biomix flores e folhagens como substrato para as sementes, sempre me trouxe ótimo resultados. Outra dica importante é misturar uma parte de húmus de minhoca para 3 partes de substrato. Use essa mistura para todas as sementes que for plantar.
Para cada semente há uma forma ideal de plantio. Algumas necessitam de luz para germinar como as camomilas, então devem ser colocadas sobre a terra sem ser cobertas, outras devem ser plantadas a uma certa profundidade. Leia a embalagem que lá estará a informação que você precisa sobre a forma de plantio.
Depois de finalmente plantar as suas sementes, lembre-se que o substrato deve ser mantido úmido nesse período para que elas possam germinar, mas não regue as sementes, deixe já preparado um borrifador com água e de preferência o composto floral aconchego para molhar as suas sementes e futuras mudinhas quando ainda estiverem pequenas. Deixe a terra sempre úmida, mas não encharcada. O borrifador é excelente porque permite dosar melhor a quantidade de água e como não concentra o jato em um só ponto não afoga as probrezinhas, apenas molha.
O local ideal para manter a sementeira, vaso ou garrafa pet que seja onde você plantou as sementes é um em que não haja incidência de sol direto, porém que tenha muita luz indireta.
Depois e tudo isso é só ter paciência e esperar a sua semente germinar e crescer. Quando ela atingir um tamanho adequado deve ser feito o transplante. Quando uso sementeira transplanto quando a mudinha tem 5cm, se for vaso pequeno quando chega aos 10 cm, mas prefiro usar a sementeira aos vasinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário