quinta-feira, 6 de março de 2014

Como cultivar begônias


begonia
As begônias são flores lindas, com uma grande variedade de tonalidades rara de encontrar em outra espécie de flores na natureza – pelo menos naturalmente, já que hoje, por causa da tecnologia, muitas flores novas, com cores diversas, foram concebidas em laboratórios ao redor do mundo. Por serem tão belas, as begônias se tornam um item ideal na decoração da casa. Podem ser encontradas nas cores: branca, rosa, amarela, salmão, vermelha e outras cores intermediárias. São femininas, delicadas e fáceis de cuidas. Uma ótima opção até mesmo para quem mora em apartamentos e não dispõe de grande espaço, mas gosta da beleza natural das begônias.

begonia1 Como cultivar begônias
Além disso, elas podem ser utilizadas também no paisagismo, colocadas em vasos, num terraço ou no jardim. No entanto, as plantas necessitam de troca anual de vaso e alguns cuidados especiais.
Confira algumas observações sobre tipos de begônias e ambiente.
As melhores espécies para o cultivo em vasos são: Begônia sarmentosa (Begonia sarmentacea), Begônia de folha (Begonia x sementacea) e Begônia olmo (Begonia ulmifolia) ou prateada (Begonia venosa). Para canteiros, recomenda-se a Begônia cerosa (Begonia semperflorens), com época ideal para plantio no mês de abril.
begonia3 Como cultivar begônias
As begônias para vasos são plantas tropicais muito delicadas. Preferem clima entre 20°C e 28°C e não gostam de ventos. Já as Begônias-cerosas de canteiros preferem um clima mais ameno e não toleram bem as chuvas de verão, chegando a adquirir uma aparência “melosa”.
Interessou-se? Quer plantar sozinho em casa? Veja o passo a passo.
Você vai precisar de:
  • Areia
  • Terra comum
  • Húmus
  • Esterco de curral
  • Vaso
  • Mudas
begonia4 Como cultivar begônias
Como fazer:
  1. Para criar o ambiente ideal para a begônia se desenvolver, é necessário que o local seja bem drenado.
  2. Prepare uma mistura de 1/3 de areia, 1/3 de terra comum e 1/3 de húmus e acrescente também um pouco de esterco de curral.
  3. Para cultivar begônias em vasos é necessário transferi-las para um vaso maior sempre que crescerem muito ou dividi-las em vários vasos.
  4. Nos pequenos vasos suas raízes vão se entrelaçando umas nas outras bloqueando a passagem de água e nutrientes.
  5. Transplante-a quando crescerem mais que dez centímetros.
  6. Uma hora antes de transplantar, regue o vaso para que sua terra não se desmonte na hora de tirar a planta.
  7. Semanalmente, retire folhas e galhos secos.
  8. Uma vez por ano, na primavera faça uma poda drástica para incentivar a brotação de novos ramos. Corte sempre acima de uma folha e na diagonal.
  9. Adube a cada dois meses. Se as folhas ficarem marrons, é preciso aumentar a umidade do solo.
  10. Ácaros e fungos podem atacar as begônias, já que elas só florescem em ambientes úmidos. Se isso acontecer procure orientação em lojas especializadas em produtos para controle de pragas, ou um agrônomo.
  11. Quando for regar as begônias, não molhe suas folhas, apenas o solo. Também é importante que os vasos tenham aberturas para escoar a água não absorvida pelas plantas.
begonia2 Como cultivar begônias
Viu como é fácil deixar sua casa enfeitada só com flores? Você necessita dos materiais e de uma pequena ajudinha na mão de obra, boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário