quinta-feira, 6 de março de 2014

Como plantar rúcula

Se você deseja ter rúcula em casa, o ideal é plantar em jardineiras com mais de 15cm de largura e 20cm de altura. Deixe também uma distância de 2cm.

Como cultivar begônias


begonia
As begônias são flores lindas, com uma grande variedade de tonalidades rara de encontrar em outra espécie de flores na natureza – pelo menos naturalmente, já que hoje, por causa da tecnologia, muitas flores novas, com cores diversas, foram concebidas em laboratórios ao redor do mundo. Por serem tão belas, as begônias se tornam um item ideal na decoração da casa. Podem ser encontradas nas cores: branca, rosa, amarela, salmão, vermelha e outras cores intermediárias. São femininas, delicadas e fáceis de cuidas. Uma ótima opção até mesmo para quem mora em apartamentos e não dispõe de grande espaço, mas gosta da beleza natural das begônias.

Como Cultivar e Plantar Pimentas


Já pensou em cultivar pimenta em casa? Saiba que essas plantas de sabor picante usadas na culinária estão cada vez mais presentes em residências, escritórios e outros locais como parte da decoração interna. A pimenteira chama a atenção principalmente pelo jogo de cores entre o vermelho da pimenta e o verde de suas folhas, e atualmente muitas floriculturas já vendem a planta para quem deseja tê-la em casa.
Como cultivar a pimenta em casa
A pimenta também atrai os olhares devido às alterações de cor que se verificam nas fases de amadurecimento da planta e que transitam entre o verde, o laranja e o vermelho vibrante. O uso da pimenta  além de ser como condimento para diversos pratos, também já foi aplicado como medicamento segundo registros da história antiga dos maias.

Como Cultivar Rosas

Como Cultivar RosasComo é linda uma casa inteiramente bonita, não só a parte interna com sua ótima decoração, lindos móveis, vasos e quadros, e também não só pela parte interna, mas sim por um todo, nada em sua casa faz com que ela seja bonita só por ele, temos que ter um belo conjunto. Um jardim na frente da sua casa é como se fosse um cartão de visita pra ela, é o início, não adianta você não cuidar do jardim e deixar a sua casa bonita, deixe tudo magnífico e não a nada mais magnífico do que um jardim de rosas, de longe a flor mais bonita e famosa do mundo, imagina toda a frente da sua casa decorada com lindas rosas revestindo todo o jardim com suas cores vivas. Se você quer saber como plantar essa linda flor siga as nossas dicas e deixe sua casa cada vez mais bonita.

Como cultivar as violetas africanas! Como fazer as mudas?


Violetas africanas

Difícil encontrar alguma pessoa que diga não apreciar esta planta mimosa que é a favorita das pessoas que querem ter dentro de casa flores bonitas e de fácil cultivo.
Como planta herbácea de raízes pequenas, ela não necessita de um vaso muito grande, mas que tenha a boca mais larga, para dar apoio a toda a roseta de folhas.
É comercializada em vasos de plástico de tamanho pequeno que podem abrigá-la até um ano.

Cultivo e plantação de Orquideas

COMO CUIDAR-CULTIVAR ORQUÍDEAS


Nesta página você vai encontrar diversas sugestões de como cuidar/cultivar orquídeas. São somente informações fornecidas por orquidófilos experientes no cultivo. Saberá como plantar, cuidar, controlar pragas, cultivar em apartamento, qual substrato usar, podar, regar, a luminosidade, a floração, a forma correta de se fazer um orquidário, etc. Enfim, vai aprender tudo sobre como cuidar da flor mais bela da natureza: a orquídea.
Caso suas dúvidas não sejam totalmente sanadas aqui, utilize o blog e o fórum para perguntar. Algum cultivador experiente deve responder a sua pergunta o mais rápido e corretamente possível.
Obs.: Leia mais dicas no final da página

Cultivo e plantação de Morangos


Morangos numa bacia
Adorados por muitos, os morangos são um dos frutos de Verão mais apetecidos e dos mais fáceis de plantar e cultivar num jardim pessoal, quer seja numa área de terra extensa, quer seja num vaso na varanda. Delicie-se com esta experiência…

Culivo e Plantaçao de feijao




A escolha correta da cultivar para um determinado ambiente e sistema de produção é de grande importância para a obtenção de uma boa produtividade. Contudo, isso por si só não é suficiente para o sucesso da exploração. É necessário, também, que a cultivar tenha características de grão e de vagem, que atendam às exigências de comerciantes e consumidores (Freire Filho et al., 2000).
Alguns aspectos importantes devem ser considerados na escolha de uma cultivar de feijão-caupi, quais sejam:

Como Plantar Cana-de-Açúcar

;

A cana-de-açúcar cresce a partir de um caule, sendo uma planta de altura vertical que se assemelha a bambus que crescem às margens de rios. Diferentemente da maioria dos caules que são plantados na posição vertical, um caule de cana-de-açúcar, para que possa crescer, precisa ser colocado na posição horizontal dentro de um sulco feito no solo. A cana-de-açúcar é uma planta altamente versátil, servindo para várias funções. O bagaço da cana é reciclável e pode ser usado para fazer estruturas que podem ser usadas ​​como tetos e outras coisas. Recentemente, a cana-de-açúcar também tem sido utilizada para fabricar bio combustível, que serve como um substituto para o combustível à base de óleo e produtos relacionados. O bagaço da cana-de-açúcar também pode ser deixada sob o sol para produzir fertilizante, que é um alimento nutritivo para outras plantas. Depois de alguns meses, o bagaço ficará preto para formar um pó fino. É este fertilizante preto que é usado para fornecer nutrição para outras plantas e flores. Como um bônus adicional, não há odor desagradável.
Anúncio

Cultivo e Plantio da Mandioca




Seleção e preparo de material de plantio
O plantio da mandioca é realizado com manivas ou manivas-sementes, também denominadas manaíba ou toletes ou rebolos, que são partes das hastes ou ramas do terço médio da planta, com mais ou menos 20 cm de comprimento e com 5 a 7 gemas. Devido a multiplicação vegetativa a seleção das ramas e o preparo das manivas são pontos importantes para o sucesso da plantação.
A seleção e preparo do material de plantio são determinantes para um ótimo desenvolvimento da cultura da mandioca, resultando em aumento de produção com pequenos custos. Nesta fase alguns aspectos de ordem fitossanitária e agronômica devem ser considerados. Dentro do aspecto fitossanitário vale ressaltar que o material de plantio deve estar sadio, ou seja, livre de pragas e doenças, considerando que a disseminação de patógenos é maior nas culturas propagadas vegetativamente do que nas espécies propagadas por meio de sementes sexuais. Sendo necessário, entretanto, inspeção constante da área com o plantio de onde serão retiradas as ramas para avaliar sua sanidade. Devendo ser evitados mandiocais com alta ocorrência de bacteriose, broca da haste, ácaros, percevejo de renda, ou que sofreram granizos ou geadas.
Outros aspectos a serem observados são os agronômicos, que apesar de simples resultam em aumento de produção do mandiocal, e às vezes, sem acréscimo ao custo de produção:

Como Plantar e Cultivar Goiba





 

Plantio da goiaba
O
espaçamento a ser usado:....................................................  6,0 X  5,0 metros.

Disposição das mudas no terreno:
Em forma de retângulo, triângulo ou quadrado.


Preparo do solo


- O ideal depois de escolhida a área, é preparar a terra no verão, antes do plantio do pomar.
- Retirar restos de vegetação, pedras.
- Fazer uma subsolagem.
- Aplicar calcário, conforme análise do solo.
- Fazer uma aração, incorporando o calcário.
- Fazer o plantio de uma cultura de verão, que pode ser feijão, milho, abóboras ou pastagem.
- Após a colheita destas culturas, fazer camalhões com aproximadamente 30 a 40 centímetros de altura e 2,0 a 2,5 metros de largura.

Como plantar

Plantando e Cultivano Maraguja

 
O maracujazeiro, não aguenta geadas e ventos frios, ideal para regiões tropicais e subtropicais, com temperatura média mensal de 26 a 27ºC.
Para florescimento e frutificação, necessita de calor, umidade no solo e dias longos.

A precipitação anual deve ser de 800 a 1.700 mm, bem distribuidos.

Hortas suspensas com garrafas pet

como fazer hortas suspensas com as dicas deste post. Você vai conseguir decorar seu jardim ou até mesmo algum canto de sua casa com a ajuda do verde. Saiba como!
Que tal fazer um lindo jardim vertical com garrafas PET!? Isto mesmo! Estas garrafas de plástico estão sempre dando motivo para a criatividade de vários artesões e artístas plásticos do mundo inteiro. Vamos te mostrar uma ideia bem legal para decorar a sua residência com primor! Você pode gostar muito de aprender as técnicas utilizadas neste post. Espero que consigam fixar direitinho as dicas no guia e consigam fazer em casa. Vejam o passo a passo que selecionamos para você.

Dicas Como Montar Uma Horta

Como Montar Uma Horta


Como Montar Uma HortaTer uma horta é um divertimento, além de ser muito gratificante. Planejar o crescimento dos vegetais e ver sua família comendo o que foi plantado por ela não tem preço. Com um pouco de tempo e cuidado, sua mesa estará cheia deliciosos produtos fresquinhos e naturais. Veja aqui como começar sua própria horta.
1. Decidir o que plantar. Que legumes que você mais gosta de comer? Pense no que você gostaria de ter no seu prato durante as refeições, em seguida, planeje sua horta em conformidade. As maiorias dos legumes crescem bem em uma variedade de climas diferentes, mas é uma boa ideia descobrir o que cresce melhor em sua região antes de tomar a decisão sobre o que plantar. Algumas plantas não crescem bem em certas regiões como o fazem em sua região nativa. Descubra se os legumes que você quer crescer exigem uma onda de frio para começar, ou se eles vão murchar e morrer, quando a temperatura fica muito alta. Você pode ter que ser mais seletivo sobre o que você quer plantar, se você vive em um clima com verões muito curtos ou em uma área que não recebe muita água, por exemplo. Escolha plantas que necessitem de condições de solo semelhante e para tornar mais fácil cuidar de sua horta.

Como começar a sua Horta


horticultura2

Tipos  de hortas

Hortas EducativasÉ toda horta cujo principal objetivo é a educação dos indivíduos que dela participam direta ou indiretamente. A educação hortícola se refere ao aprendizado das técnicas básicas de produção, dos cuidados essenciais com as qualidades dos produtos das formas e modos de preparo e consumo, e dos aspectos nutricionais relativos à alimentação de hortaliças diversas. Assim, a horta educativa é sempre diversificada, cultivando-se diferentes espécies hortícolas ao mesmo tempo. Pode ser escolar, quando conduzida pelos estudantes de uma escola de qualquer natureza: Comunitária, quando conduzida em comum por associação ou grupo de pessoa, formal ou informalmente constituído e familiar também denominada caseira ou de “fundo de quintal”, quando conduzida pelo individuo e a sua família. Esta, localiza-se geralmente próxima à residência do proprietário.

Como plantar e cultivar o tomate



AT-M Ad 

Plantio - O tomate pode ser plantado o ano todo, desde que em regiões onde o clima é ameno. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro. Em locais frios, o cultivo deve ser realizado entre os meses de agosto e janeiro. Plante de março a maio em áreas com temperaturas elevadas. A colheita é feita de 90 a 100 dias depois do início do transplante.

Ambiente - O tomateiro se dá bem em locais com condições climáticas variadas, porém com pouca chuva. Pode ser encontrado em regiões de clima tropical de altitude, subtropical e temperado. Mas a cultura prefere ambientes com temperatura noturna entre 15 e 19 graus e diurna de 19 a 24 graus.

Local - Para cultivar o tomate, o terreno deve ser profundo, solto, permeável, bem drenado, areno-argiloso e com pH entre 5,5 e 6,5. O espaçamento entre plantas pode variar de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 metro.

Irrigação - Mantenha o terreno sempre úmido. Irrigue as plantas a cada dois ou três dias. Boa incidência de sol também é recomendado, pois evita o desenvolvimento de plantas finas e quebradiças.

Dica - O tomateiro apresenta bom crescimento quando no mesmo canteiro são plantadas ervas aromáticas.

Como plantar e cultivar Cebolas

Plantio

 

Época de Plantação
A cebola, para produzir bem, durante seu crescimento prefere temperaturas amenas e, por ocasião da formação dos bulbos, temperatura mais elevada. Chuvas bem distribuídas, durante toda a fase de desenvolvimento, e um período seco, depois que os bulbos já estão formados.

Essa é a razão de a cultura, no início, ter-se concentrado na zona sul do Estado, onde chove mais no inverno e menos no verão, como no Rio Grande do Sul.
Além disso, na primavera e no verão, no Estado gaúcho, os dias são longos e quentes, formando um conjunto de fatores favoráveis à boa formação dos bulbos.

Pelo exposto, fácil é deduzir que a cebola só pode ser cultivada, economicamente, em São Paulo, num período restrito, que vai de março a meados de outubro.
As semeações de fevereiro, época chuvosa e muito quente, são perigosas, sendo comum à perda das sementes, pelo excesso de umidade, ou a inutilização das plantinhas, logo após o nascimento, pela manifestação de moléstias.

Cultivo da Videira (Uva)

É realizada com o objetivo de promover uma forma adequada à planta, de acordo com o sistema de condução utilizado. Em condições tropicais como as do Vale do São Francisco, efetua-se a poda de formação cerca de um ano após o plantio das mudas. Este período pode ser menor, quando se realiza a enxertia no campo ou de acordo com as práticas de manejo. No Brasil, a formação da parte aérea da videira utiliza o sistema conhecido como “espinha de peixe", com um braço primário no mesmo sentido das linhas de plantio e os braços secundários distribuídos uniforme e simetricamente ao longo do braço primário, perpendiculares as linhas de plantio. A formação da parte aérea da planta tem início quando o broto principal ultrapassa o arame do sistema de condução. Tem-se então, duas opções a seguir:
Formação de braço único: o broto é conduzido sobre o arame primário da latada no mesmo sentido dos ventos dominantes. O desponte no ápice do broto será realizado apenas quando este atingir a planta seguinte.
Formação de dois braços: o broto principal será despontado cerca de 10 cm acima ou abaixo do arame do sistema de condução, eliminando-se a dominância apical e forçando-se a brotação das gemas mais próximas. Os brotos das duas últimas gemas mais próximas ao arame serão conduzidas uma para cada lado, no sentido da linha de plantio. Quando estes brotos atingirem a metade do espaçamento entre plantas, deve sofrer um desponte para forçar a brotação das gemas laterais e a formação dos braços secundários. Após a condução do broto principal até o espaçamento devido, devem ser mantidos os brotos laterais em intervalos de aproximadamente 20-30 cm, conduzidos simetricamente um para cada lado do braço primário, isto é, perpendicular a linha de plantio. Quando a planta apresentar o braço primário e os ramos secundários maduros ou lenhosos pode-se realizar a poda de formação, cortando-se os ramos secundários com duas a três gemas, formando esporões, que devem estar distribuídos uniformemente ao longo de toda a extensão do braço primário (Figura 1A).

Cultivo de Pimenta utilizando Estufas

Informações Gerais sobre o Cultivo de Pimenta utilizando Estufas

As estufas são excelentes estruturas, ou melhor, ferramentas que podem auxiliar e muito o cultivo de suas pimentas ou mesmo de qualquer outra variedade de planta que você desejar.
O objetivo principal da utilização de uma estufa é recriar um ambiente equilibrado para que suas plantas cresçam da maneira mais produtiva possível, totalmente independente das condições e variações climáticas externas ao ecossistema de sua estufa.

Flores para plantar no jardim para o Verão

A beleza e a espetacularidade de um jardim nos meses mais quentes de verão destacam-se pela mistura e harmonia dos seus elementos constituintes. Escolha 8 flores para plantar no jardim para o verão e mantenha o seu espaço exterior sempre fresco, colorido e deslumbrante.

1. Flor de cone

A flor de cone (equinácea) é uma perene duradoira que regressa todos os anos para colorir e dar brilho a um jardim na estação do verão. Trata-se de um tipo de flor específica que se destaca por ser muito tolerante à seca e por ser de baixa manutenção. As flores de cone apresentam uma grande variedade de cores como o cor-de-rosa, laranja, branco e amarelo e isso faz com que a decoração do seu espaço exterior seja deslumbrante.

Monte um jardim vertical na sua casa

Falta de espaço não precisa ser motivo para você deixar de ter uma área verde em casa. O jardim vertical, montado na parede da varanda, da sala ou até mesmo da cozinha, pode ser uma alternativa para deixar a natureza entrar no seu espaço



O jardim vertical pode ser uma alternativa para deixar a natureza entrar no seu espaço
Foto: Marco Aurelio
Eles são como os jardins comuns, só que planejados para paredes. “Surgiram em um momento em que espaços horizontais estão cada vez menores”, explica Bruno Esperança gerente da Esalflores, floricultura especializada em jardinagem residencial e empresarial.

Como escolher plantas para o jardim



Plantas na estufa
Os prazeres da jardinagem são tantos quanto a extensa variedade de plantas e flores que, com um pouco de carinho e manutenção contínua, transformam qualquer pedaço de terra num jardim encantado. Um dos primeiros passos é escolher as plantas certas… veja como!

Como plantar um jardim de flores



Jardim de flores coloridas
Quem adora jardinagem, adora um belo jardim de flores – principalmente se for o seu! Quer seja um principiante ou simplesmente pretende retomar a jardinagem depois de uma ausência desta atividade ao ar livre, saiba quais os principais passos a dar para plantar um jardim de flores irresistível

Produzindo e Cultivando Laranjas




Condições e Técnicas Necessárias para o Cultivo da Laranja

Condições

As condições ideais para o cultivo da laranja estão listadas a seguir. Estas são necessárias porque o clima e o solo influem diretamente na qualidade do fruto (maturação, quantidade de frutos, etc.). A laranja deve ser cultivada em locais cuja temperatura varie entre 22° e 33°C, com média anual em torno de 25°C; o ideal anual de chuva é cerca de 1200 mm bem distribuídos durante o ano, sendo que o déficit hídrico deve ser corrigido com irrigação artificial e a umidade do ar deve estar em torno de 80%. Geralmente começa-se o plantio depois do período de seca, embora a laranja se desenvolva em qualquer período do ano.

Os solos mais recomendados para o cultivo são os areno-argilosos e argilosos porosos profundos bem drenados, em que o pH deve estar entre 6,0 e 6,5. Se possível, deve-se enviar uma amostra de solo a um laboratório para análise com 150 dias antes de iniciar o plantio, para dicas de adubação e corretivo.

Plantio de batata doce

Plantio

A propagação comercial da batata-doce é feita por meio de pedaços de ramas, com 30 a 40cm de comprimento, plantados em camalhões ou leiras. Esta operação deve ser para conseguir porcentagem de pagamento satisfatório. Na falta de chuvas, se possível, o solo deve ser regado logo após ou antes do plantio, repetindo-se a rega, nos dias subseqüentes, se necessário.
Obtenção de ramas para o plantio: Nas localidades em que a área de cultivo é muito extensa, em condições de suprir grandes consumidores durante vários meses do ano, e nas quais as características de clima e solo favoráveis, não é necessário o preparo de viveiros, para o suprimento de ramas às futuras plantações. Estas são obtidas de maneira simples e econômica retirando-as das próprias lavouras, já plantadas anteriormente, à medida das necessidades. Nestes casos, pela abundância do material de propagação, retiram-se apenas as porções terminais das ramas, com 30 a 40cm. de comprimento, nas quais se deixam apenas as duas ou três últimas folhas e o broto terminal.
Esse material de propagação, a que se dá o nome de “pinta de rama” é justamente o empregado no plantio da batata-doce nas regiões onde mais se cultiva esta hortaliça.

Cultivo do Pepino

Pepino

Cultivo do Pepino - ( Cucumis sativus L.)

A África , o centro da maior parte das espécies pertencentes ao gênero Cucumis. O pepino, no entanto, parece ter-se originado das regiões montanhosas da Índia, onde C. hardwickii Royle, seu provável progenitor ancestral, uma espécie indígena.
Pertence á família cucurbitaceae e tornou-se uma hortaliça importante em todo o mundo. Apresenta enorme variação, entre os inúmeros cultivares, quanto a tamanho, formato, colorarão dos frutos, sabor e características vegetativas (porte, hábito, ciclo). A manipulação genética da expressão do sexo, resultando na obtenção de híbridos dos ginóicos, contribuiu para aumentar a produtividade da cultura.
O mercado dispõe, hoje, de cinco tipos de pepino: japonês, holandês, caipira, aodai (comum) e indústria (conserva).
O pepino tem sido bastante utilizado para cultivo protegido durante o ano todo, principalmente na Entressafra, quando as chances de lucro são maiores.

Cultivares

Tipo - Aodai Melhorado, Centurion, Comet lmproved, Dasher11, Frontera (partenocárpico), General Lee, Ginga, Hikari, lgarap,, Jóia, Loretta, Marketer, Medalist, Meteor, Midori, Monarch, Nagori, Poinsett 76, Raider, Revenue, Rio Verde, Runner, SMR 58, Sol Verde (partenocárpico), Sprint 11, Sprint, Striker, Verde Comprido e Vitória; tipo caipira - AG-221, AG-370, Blitz, Branco Colonizo, CaipiraVerde, Colonizo, Flurry, H-19, lmperial 11, Lusia, Nobre, Panorama, Pérola, Premier, Prêmio, Rubi, Safira, Shibata, Super Colonião; tipo holandês - Brunex, Haten e Janen; tipo japonês- Ancor-8, Flecha,Hokioku-2, Hokuhoo (número 2), Hokushin (verão), Hyuma, Japonesinha, Megami, Nankyoku, Nanshin, Nikkey, Rensei, Seriki (número) 5, Summer Green B, Summer Top, Super Hokyuku, Tenma, Top Green, Tsubasa, Tsukuba (inverno) e Yoshinari; tipo indústria(conserva) - Anuschka, Armada, Blitz, Brine Time, Calipso, Colônia, Cross Country, Donja, Eureka, Fancypak, Flurry, Ginga, Guaíra, Indaial, ltapema, Levina, Marinda, Navigator, Pik-Rite, Premier, prêmio, Primepak, Regal, Royal, SMR 58, Supremo, Toret, Transamérica, Triple Crown, Vlasset e Vlasstar; porta-enxertos(abóbora) - Big Power, Caravela, Exposição,Harikeen, Hikari Power, Kirameki, Kurotane, Menina Brasileira, Shellper e Tetsukabuto.

O cultivo do pimentão


O pimentão (Capsicum annuum) é uma das hortaliças de maior consumo no Brasil, ocupando significante área de plantio. Seu cultivo pode se dar tanto em campo aberto quanto em estufas, sendo o cultivo em campo aberto responsável pela grande maioria da área ocupada com esse legume no Brasil, enquanto ao cultivo em estufas cabe a produção de frutos a serem comercializados maduros na coloração vermelha, amarela e outras. Entre as principais áreas de cultivos estão os estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e estados do Nordeste. Apesar do destaque dado ao estados citados, o pimentão está presente em todo território nacional.


De acordo com as preferências do mercado consumidor é que se determina os tipos de pimentão a serem plantados. Alguns mercados preferem pimentões pequenos, daí se planta os pimentões curtos ou "block", muito comuns nas regiões Norte e Nordeste do país. Já os pimentões cônicos são responsáveis pela mais importante área de cultivo. Ultimamente o consumidor tem optado por um pimentão de formato mais retangular, ou seja, um formato intermediário entre curto e cônico longo, com parede mais grossa e por isso, com melhor qualidade de consumo através da boa digestibilidade e melhor rendimento. É esse o tipo de pimentão mais consumido nos países do Mercosul para os quais o Brasil tem se tornado importante fornecedor.

Como escolher e plantar árvores no seu jardim?

Ao planejar seu jardim comece sempre pelas árvores
Para quem tem espaço no jardim e começa a planejar que plantas colocar, as primeiras da lista sempre serão as árvores que farão parte da paisagem. São a espinha dorsal e a estrutura vegetal mais permanente de um jardim. Arbustos e herbáceas completam este conjunto, com suas formas e folhas atrativas e suas flores encantadoras.
As árvores têm uma grande vantagem para o projeto paisagístico: o custo de manutenção é praticamente zero. Nos 3 primeiros anos após o plantio, deve receber cuidados de condução com tutores e regas regulares, mas depois a manutenção resume-se à retirada de ramos secos ou doentes. Nativas brasileiras ou exóticas adaptadas, a escolha é muito grande.
A flor da Magnólia
As árvores tem uma grande vantagem no paisagismo de um jardim, além de ornamentar ajudam a diminuir o calor com sua sombra sobre as paredes e telhados, diminuindo o consumo de energia dos aparelhos de ar condicionado nos verões quentes.
Também diminuem a poeira da poluição em suspensão no ar, que fica depositada em suas folhas e que irá direto para o chão quando cair uma chuva.
Suas folhas produzem fotossíntese, com a absorção do dióxido de carbono do ar e liberação de oxigênio, num processo que todas as plantas produzem para obter energia. Consomem também oxigênio na respiração, mas o equilíbrio entre absorção e produção é estável.
O primeiro passo é medir o jardim e ver qual o espaço destinado para a árvore. Mas medir somente o tronco seria errado, tem de pensar no tamanho da copa que ficará aérea e poderá causar transtornos.

Plantando por sementes

Como Plantar Sementes


Eu costumava comprar plantas já em vasinhos nas lojas de jardinagem para transplantar em casa. Sempre olhava as sementes, mas nunca comprava para plantar, preferia sempre a planta já desenvolvida, mas depois dasipoméias fiquei motivada para começar a cultivar a partir de sementes e descobri o quanto isso é gratificante. Fiz muitas tentativas e cometi vários erros por babagens, que fizeram com que algumas experiências fossem mal sucedidas, por isso criei esse post para falar um pouco sobre como plantar sementes da melhor forma possível e aumentar as chances de vê-las germinar, crescer e florir.
Antes de ir comprando as sementes não pense no que quer plantar, mas no que pode plantar dependendo da estação do ano e do local onde você vive. As ipoméias mesmo, que são quase uma praga na primavera e no verão, se forem plantadas no outono dificilmente vão germinar. Já o amor-perfeito e o miosotis devem ser plantados no começo do outono. As estações do ano determinam o ciclo de vida das plantas e por isso são elas que ditam o que plantar e quando plantar. Se você tiver dúvidas sobre qual a melhor época para plantar o que deseja veja nas próprias embalagens das sementes.
Depois de escolher o que plantar de acordo com a estação do ano e local onde vive, escolha a fase da lua ideal para o plantio. Isso vai depender do que você está plantando, mas faz diferença, acredite. Eu uso a regra mais simples: se for plantar qualquer espécie que cresce acima do solo (floresce e dá frutos) eu planto sempre na lua crescente ou na cheia (mas ainda prefiro a crescente). Se for plantar qualquer espécie que cresce abaixo do solo (tubérculos, raízes e bulbos) planto na lua minguante. Na lua nova eu normalmente não planto nem faço transplantes de nenhum tipo de planta. Eu costumo acompanhar as fases da lua e as estações do ano em um programa bem básico, mas com muitas informações. Caso você não tenha um programa ou aplicativo que mostre as fases da lua pode acompanhar por sites como mostrei no post Calendários para Jardineiros.
Depois de escolher o que plantar e a fase da lua adequada , escolha as sementes para o plantio. Normalmente encontramos duas marcas de sementes a TopSeed e Isla, mas você pode conseguir sementes de plantas  já adultas. Dependendo da planta você pode colher as sementes e plantá-las. Se for plantar sementes de frutos elas devem ser retiradas de frutos já bem maduros e colocadas em cima de uma folha de papel toalha para secarem bem antes do plantio. Se você tiver em casa frutas ou legumes já maduros demais, quase podres, separe as sementes para plantá-las depois. Basta secar e guardar em saquinhos.
Algumas das minhas muitas sementes com participação especial dos alissos roxos